Emissão Nota Fiscal de Comércio

Acesse a página da Sala Digital através do link abaixo e em seguida clique em ‘Nota Fiscal de Comércio‘:

https://saladoempreendedor.pontagrossa.pr.gov.br/sala-digital/

Você será redirecionado ao sistema da Receita PR, deverá então informar o seu CPF e a senha de acesso.

No canto esquerdo da tela clique na opção NFA-e (Modelo 55) e em Emissão. A aba Emitente irá aparecer, confira os dados apresentados e clicar em ‘Avançar’ (Todos os campos com * são de preenchimento obrigatório).

Na aba Destinatário, deverão ser informados os dados do destinatário da mercadoria.

Caso não saiba a Inscrição Estadual do seu cliente, acesse o site http://www.sintegra.gov.br/, onde é possível consultar o nº da inscrição estadual da empresa. Basta clicar em ‘Cadastro Centralizado de Contribuintes‘.

Selecione a UF, informar o CNPJ da empresa, marcar a opção ‘Não sou um robô’ e clicar em ‘Pesquisar por CNPJ’. As informações do contribuinte irão aparecer logo em seguida.

O destinatário pelas suas características poderá ser isento de inscrição, inscrito ou não no Cadastro de contribuintes do ICMS.
Assim, o campo “Indicador de Inscrição Estadual” deve ser informado, escolhendo uma das opções apresentadas pelo sistema.

Na aba de Identificação da Nota, informe a natureza da operação, tipo da Nota Fiscal, data e hora de saída/entrada.

Na aba Local de retirada/entrega, indique o Local de Entrada ou de Retirada da mercadoria, quando esses locais são diferentes dos locais do endereço do emitente ou do destinatário.
Na aba Produtos, realize a identificação dos produtos preenchendo os campos obrigatórios.

  • Código do produto: preencher com o código interno do produto (criado pelo próprio empreendedor).
  • NCM: Nomenclatura do Mercosul, é um código numérico de 2 ou 8 algarismos. Pode ser localizado em pesquisas na internet.
  • CFOP: basta clicar no campo que as opções aparecem.
  • Valor total bruto: calculado automaticamente pelo sistema, através da multiplicação dos valores preenchidos nos campos Quantidade Comercial e Valor Unitário Comercial.

Para inserir mais de um produto na nota basta clicar em Adicionar Produto, e repetir o processo.

Segue abaixo o link para consultar o NCM do produto (A classificação incorreta do NCM pode ocasionar multa ao empresário):

https://portalunico.siscomex.gov.br/classif/#/sumario?perfil=publico

Na aba Forma de Pagamento, clique em ‘Adicionar forma de pagamento‘ e preencha com as informações solicitadas (pode ser adicionada mais de uma forma de pagamento se necessário).

Na aba Transporte, informar a Modalidade do Frete, Identificação do Transportador, e o que mais for necessário.
Na aba Resumo, Permite, antes de emitir a NFA-e, verificar se os dados informados estão corretos (se algo estiver incorreto, basta clicar em voltar até a aba onde necessita de correção). Após a verificação, clique em ‘Emitir‘. O sistema então enviará a NFA-e para o ambiente de validação (Produção ou Teste, dependendo do ambiente escolhido no início do processo).
Na aba Resposta, o usuário terá as informações da Chave de Acesso, Protocolo e a Data de Autorização.

Cancelamento da nota

A nota pode ser cancelada em até 168 horas após sua emissão. E para cancelar, basta clicar em ‘NFA-e (Modelo 55) > Consulta‘, e em seguida informar o período para consulta. Por fim, clique no ícone de cancelar e descreva o motivo do cancelamento.

Caso tenha ficado alguma dúvida, clique aqui para obter o PDF com mais detalhes.

Categorias: Tutoriais