Dona de Mim

O QUE É O PROJETO

DONA DE MIM

O Projeto tem como foco promover a emancipação das mulheres através do empreendedorismo, possibilitando romper o ciclo de violência contra a mulher.

A Lei Maria da Penha traz em seu artigo 2º que:
“Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social”.
Para atender esse artigo, que a Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa traz o empreendedorismo como uma forma de emancipação da mulher que vive em situação de risco de violência doméstica.

Assim, o Dona de Mim tem o objetivo de “Incentivar mulheres vítimas de violência doméstica ao ato de empreender como vetor de geração de emprego e renda, possibilitando sua emancipação e o resgate da essência feminina”.

COMO

FUNCIONA

As inscrições podem ser feitas na Sala do Empreendedor, através do formulário on-line disponível no botão abaixo ou presencialmente na Casa da Mulher.

METODOLOGIA

DONA DE MIM

O Dona de Mim tem como público alvo mulheres em situação de risco, e, é composto de quatro encontros presenciais, com 3 horas cada.

  1. Encontro – Resgate da essência feminina
  2. Encontro – Empreender: por onde começar?
  3. Encontro – Tendências de Mercado
  4. Encontro – Design Thinking para Economia Criativa

Após estes 4 encontros o que se espera é que você encontre oportunidades para empreender!

ODS ATENDIDAS

PELO PROGRAMA

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) atuam como um guia de ação estrtégica na contrução de um planeta mais igualitário e melhor para todos, este programa atende os seguintes ODS:

ODS 05 - Igualdade de Gênero

que tem como objetivo acabar com todas as formas de descriminação e violência contra todas as mulheres nas esferas públicas e privadas.

ODS 08 - Trabalho Descente e Crescimento Econômico

este referesse a promover políticas orientadas ao desenvolvimento apoiando as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criativade e inovação.

ODS 10 - Redução das Desigualdades

pretende garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, permitindo que a mulher possa se colocar no mercado e alcançar sua independência financeira.

ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

busca tornar a cidade um espaço mais humano, inclusivo e de oportunidades para todos permitindo as mulheres terem capacitação de qualidade.